A ventosaterapia é um tratamento no qual se utilizam as ventosas e é parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa. Esta forma de terapia é utilizada desde os tempos remotos em quase todas as civilizações, como a europeia, oriental, africana e indígena. Os índios usavam cornos de animais e faziam o vácuo sugando o ar com a boca, já os orientais costumavam empregar o bambu, enquanto que na Europa desenvolveu-se a ventosa como a conhecemos hoje, empregando a utilização do vidro.
Atualmente a ventosa ainda é muito utilizada em hospitais da China e no restante do mundo, principalmente pelos especialistas de Medicina Tradicional Chinesa, uma vez que a Medicina Ocidental já há muito tempo que abandonou a sua utilização. Mesmo assim, é bastante considerável o número de profissionais de saúde que recorrem à ventosaterapia, principalmente Fisioterapeutas, Osteopatas e Massagistas Terapêuticos.
A terapia através do vácuo da ventosa, permite diminuir a pressão atmosférica sobre a pele, criando uma pressão negativa que por sua vez ativa o movimento das células. Estes impactos de pressão negativa, funcionam como um mecanismo que permite a troca gasosa, visando purificar o sangue e eliminar toxinas através da pele, acelerar a circulação sanguínea removendo os bloqueios, fortalecer a respiração da pele e a consequente limpeza do sangue através da rede de capilares. É um método seguro e sem efeitos secundários que promove uma grande sensação de bem-estar aliado aos benefícios para saúde que promove.
Consiste no “puxar” as células doentes do sangue, do interior para a superfície do corpo através do efeito de sucção. O efeito de sucção criado permite a abertura dos poros e a ativação dos capilares, para que as toxinas sejam eliminadas através da troca gasosa, favorecendo a oxigenação do sangue e a circulação sanguínea.
Existem diferentes técnicas de aplicação das ventosas que podem ser utilizadas de acordo com o diagnóstico e função terapêutica: ventosa flash, fixa, móvel, com agulha e sangria. A estas técnicas de ventosas pode-se combinar a utilização da Massagem Terapeutica TuiNá , Gua Sha, Moxabustão e inclusive a Acupuntura, como forma a favorecer o tratamento.
Leave a Reply