A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença das hormonas. Devido a isto, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que as hormonas começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.
As manifestações da doença (pontos brancos, pontos negros e borbulhas) causados pela excessivo secreção do sebo associado ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, originando os comedões abertos ( pontos pretos) e fechados ( prontos brancos). Essas condições favorecem a colonização de microrganismos que provocam a inflamação caracteriza as borbulhas, sendo o agente patógeno a bactéria Propionibacterium acnes mais envolvidos.
Tratamento da acne- Deve ser indicado por um especialista que realizará uma avaliação criteriosa para diagnosticar o tipo de acne a ser tratado e se necessário encaminhar para o dermatologista.
O tratamento tem como objetivo : normalizar a hiperqueratose, reduzir a colonização microbiota, reduzir a inflamação e a atividade da glândula sebácea.
Leave a Reply