O inchaço nas pernas geralmente é provocado pelo acúmulo de líquidos, que geralmente se agrava no final do dia e à medida que a pessoa envelhece, devido à má circulação.
No entanto, as pernas inchadas também podem resultar de inflamações devido a pancadas ou doenças, mas normalmente, nestes casos o inchaço é acompanhado de dor intensa e dificuldade para mexer a perna, por exemplo.
Assim, é importante consultar um clínico geral sempre que o inchaço nas pernas não melhora de um dia para o outro ou provoca dor muito forte, uma vez que pode ser sinal de algum problema de saúde que deve ser tratado adequadamente.
Vamos explorar duas situações: Envelhecimento e Gravidez
No caso de envelhecimento:
Sendo frequente em pessoas idosas, porque com o avanço da idade, as válvulas presentes nas veias das pernas, que ajudam o sangue a circular, vão se tornando mais fracas, dificultando o retorno do sangue para o coração e provocando o seu acúmulo nas pernas.
Deve fazer o seguinte: evitar estar muito tempo sentado ou de pé, fazendo pequenos intervalos durante o dia para elevar as pernasAlém disso, quando o inchaço é muito grande, pode ser necessário consultar o clinico geral e investigar outras causas de inchaço nas pernas, como pressão alta, e assim tomar remédios que ajudam a eliminar o excesso de líquidos.
No caso de gravidez:
Na gravidez há um aumento da quantidade de sangue no organismo. Além disso, o crescimento do útero também dificulta a circulação de sangue nas pernas, promovendo o seu acúmulo, especialmente após o 5º mês de gestação.
O que deve fazer: é recomendado utilizar meias de descanso e fazer caminhadas leves durante dia para promover a circulação sanguínea e fazer massagems de drenagem linfática manual.
Além disso, sempre que a mulher estiver sentada ou deitada, deve elevar as pernas com a ajuda de um travesseiro ou um banco.
Leave a Reply