Na mulher adulta, a acne é encontrada geralmente na região conhecida como Zona U, que é a parte inferior do rosto (pescoço, queixo e mandíbula). Porém, muitas clientes têm nos procurado devido ao aumento das acnes nas regiões do nariz, bochechas e queixo. Isso está associado com o fato da população ter passado a usar regularmente máscaras para a prevenção do novo coronavírus.
O aparecimento se tornou tão comum que até um termo foi criado: a piora da acne relacionada às máscaras é chamada de “mascne“.
As máscaras deixam a região coberta mais quente e podem causar uma oclusão e um atrito na pele, que junto com as impurezas, restos celulares, oleosidade e bactérias, motivam irritações e criam um ambiente mais favorável para a proliferação da inflamação e o aparecimento das acnes.
Não sabemos ainda até quando iremos ter que nos proteger com as máscaras, e já que isso pode demorar um pouco, é necessário ter todos os cuidados para prevenir a “mascne”.
Como tratá-las?
Em primeiro lugar, precisamos cuidar da nossa pele, limpando de manhã e a noite, com um leite e tónico, para o tipo de pele. Lembre-se, no entanto, de manter o equilíbrio, pois lavar o rosto exageradamente ou lavá-lo de menos, irá estimular a produção de sebo, oleosidade e piorar as acnes.
Também existem os produtos especiais que diminuem o aparecimento dos cravos e das espinhas. Outra dica é evitar o uso de ácidos fortes que agridem a pele e levam à descamação e a irritação. Sem contar que evitar usar maquiagens nesse período pode diminuir muito a hipotese de poluir os poros.
Além disso, todos os tipos de pele devem ser hidratados, inclusive a pele oleosa. A hidratação irá deixá-la mais resistente às agressões externas, incluindo a das máscaras.
Mas se depois de todos esses cuidados as acnes continuarem aparecendo, procure um especialista para que ele te indique produtos para a cicatrização. E investigue se há algum problema hormonal ou o uso de medicamentos que estimulam o aparecimento.
Mesmo quando as acnes surgem na fase adulta, causam desconforto e baixa autoestima. A procura profissional se torna essencial para tratá-las da melhor forma, com os procedimentos e produtos corretos para determinados tipos de pele.
Leave a Reply