A crioterapia é o tratamento que usa baixas temperaturas para tratamentos estéticos e terapêuticos na pele. A palavra derivada da palavra grega kryos, que significa frio.
Indicações da crioterapia
A crioterapia pode ser usada em tratamentos estéticos, tanto melhorando a tonicidade da pele e reduzindo gordura localizada e a celulite, quanto em tratamentos de manchas escuras e claras da pele.
A crioterapia também tem indicações terapêuticas. Em alguns casos de vitiligo, ela pode repigmentar algumas regiões do corpo, assim como ajudar no nascimento de pelos na alopecia areata. Ele também pode ser usado para tratar verrugas, tumores benignos da pele, alguns tipos de cânceres de pele, lesões pré-cancerosas, lesões infecciosas localizadas (como leishmaniose, cromomicose) lesões de acne inflamatória, molusco contagioso, granuloma anular, condiloma acuminado, e muitas outras doenças.
Já os cremes com cânfora e mentol podem ser usados na fisioterapia para controlar a inflamação ou edema, reduzir a dor e diminuir o espasmo muscular.
Como é feita a crioterapia
Como crioterapia é um tratamento muito abrangente, ela pode ser feita de diversas formas. Na estética, ela pode ser aplicada com cremes e géis feitos com cânfora e mentol, ou bandagens frias na pele.
Já dermatologistas podem usar a crioterapia envolvendo nitrogênio líquido e gelo seco. Nesses casos pode ser feito o criopeeling, com aplicação de nitrogênio líquido ou o gelo seco no rosto para promover a renovação da camada superficial da pele.
Já nos tratamentos terapêuticos, o tratamento é feito em áreas específicas e depende da lesão encontrada. Lesões malignas precisam de um congelamento mais profundo, durando de um a dois minutos, enquanto lesões benignas podem ser submetidas ao tratamento por alguns segundos apenas. Mas, por ser um procedimento não cirúrgico, não é possível enviar material para análise laboratorial e definir com exatidão se houve cura da lesão. Por isso, a crioterapia terapêutica está mais indicada para tumores menos agressivos.
Cuidados após a crioterapia
Após a crioterapia feita pelo profissional de estética, é recomentado deixar os efeitos do produto aplicado atuarem por, pelo menos, duas horas. Por esse motivo, neste intervalo de tempo, não deverá tomar banho. Também precisa evitar praticar atividade física durante esse período de duas horas, para que possa potencializar o resultado do tratamento.
Leave a Reply