Rosto, Serviços Estética

Argila branca: para que serve

argila branca é originária de rochas sedimentares sílico-alumínicas e rica em diversos compostos minerais, mas principalmente em alumínio, sílica e caulinita, que são responsáveis por suas propriedades. As argilas amazônicas são tipos de argila que se destacam por serem ricas em fito-ativos repletos de propriedades cosméticas, uma delas é a argila branca da Amazônia. Formada nas ribanceiras dos rios após as inundações provocadas em época de chuva, é uma argila rica em ferro, alumínio, boro, potássio, cálcio e enxofre.

Todas ao tipos de argilas são minerais que se formam a partir da degradação e decomposição da rocha devido a exposição ao vento, água, apodrecimento de vegetação e agentes químicos ao longo dos anos, que causam alterações no mineral.

Os componentes presentes nelas conferem propriedades terapêuticas e são muito benéficos à saúde. Mas não é de hoje que o ser humano usufrui de suas qualidades. A argila é uma das primeiras formas de medicina natural conhecidas pela humanidade – já foi utilizada por civilizações antigas como medicamento, principalmente para ferimentos, e de uns tempos pra cá, ela se tornou uma excelente aliada nos tratamentos estéticos e medicinais. O uso da argila nesses tratamentos ficou conhecido como argiloterapia.

argila branca, também chamada de caulim, contém um percentual de alumina, caulinita e sílica significativo, além de pH muito próximo ao da pele, por esta razão é a argila mais suave de todas. Promove ações de adsorver oleosidade sem desidratar a pele, suaviza, cicatriza e catalisa reações metabólicas do organismo. No rosto, pode ser usado no tratamento de manchas, pois possui efeito clareador – isso em peles sensíveis e delicadas, desidratadas, envelhecidas e acneicas. Seu uso é mais indicado para o rosto.

O manganês e o magnésio também estão presentes na sua composição, e esse fato torna a argila branca um ótimo anti-inflamatório, que pode ser aplicado nas peles acneicas. Pode ser utilizada por peles normais, mistas e oleosas.

Esses componentes ativam a regeneração celular, combatem os radicais livres, canalizam energia positiva, dão elasticidade à pele, reduzindo o surgimento de rugas. A argila branca da Amazônia é indicada para máscaras faciais e capilares, cremes, loções e sabonetes corporais para produtos cosméticos destinados à regeneração e limpeza da pele e esfoliantes corporais.

argila também podem ser usadas no cabelo. A branca é a mais suave de todas e pode ser utilizada em cabelo normal ou danificado. Ela estimula a oxigenação do bulbo capilar, auxilia no crescimento dos fios e regula a produção sebácea. Tem ação anti-resíduo, desintoxicante e bactericida.

Leave a Reply

Pin It on Pinterest