Porque é que um sistema imunitário saudável é tão importante?
Porque do desempenho do mesmo depende a nossa vida?
Veja em baixo os pontos considerados mais importantes pela nossa Naturopata, Diana Patrício, para manter um sistema imunitário forte e eficaz.
Vitamina C: Possui uma ação imunomoduladora e melhora a reação das células do sistema imunitário. Aumenta a capacidade oxidativa e de fagocitose dos neutrófilos, e estimula a função e a proliferação dos linfócitos, ajudando a combater qualquer infeção.
Vitamina D: Possui um importante papel imunomodulador no organismo. Ela tem um papel fundamental de mobilização de células do sistema imunitário no combate a qualquer doença infeciosa. Em Portugal, apenas 3,6% da população apresenta níveis de vitamina D considerados normais (acima de 30 nanogramas por mililitro). A alimentação (peixes gordos, ovos, cogumelos, etc.) não nos dá mais do que 10% da quantidade de vitamina D de que o corpo necessita. Os outros 90% advêm da exposição solar (raios UVB). Na maioria dos casos é importante fazer suplementação de vitamina D, como medida complementar de reforço do sistema imunitário.
Zinco e selénio: Ambos contribuem para um normal funcionamento do sistema imunitário.
Equinácea: Planta medicinal com uma ação muito conhecida sobre o sistema imunitário, principalmente no que respeita à prevenção e combate de infeções respiratórias.
Gengibre: Vários componentes do gengibre conferem-lhe as propriedades de anti-inflamatório, antifúngico, antibacteriano e antioxidante.
Própolis: Substância natural recolhida pelas abelhas nas flores e árvores. Possui propriedades antissépticas naturais. É recomendado em casos de infeção e/ou inflamação, tais como: gripes e constipações, faringites, amigdalites, laringite, tosse e bronquite.
Leia o artigo completo na revista Reiki & Yoga deste trimestre, uma edição especial da revista Zen Energy.
Leave a Reply